Apontamentos realizados na palestra
de André Fiorini (Plataforma Adena E-Commerce), na data de 07/12/2017, em
evento realizado na Fucape:
1. O comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil ainda é
muito pequeno, estando atrás até da Rússia. O potencial de mercado seria
equivalente ao da Inglaterra, o que significa dizer que há espaço para crescer
mais de 500%.
2. É ilusão pensar que o custo de loja virtual seja
mais baixo que o de loja física. A concorrência é muito forte e o gasto com
tecnologia e publicidade é alto, com necessidade de gerenciar logística e
atendimento - sendo o consumidor cada vez mais exigente. Além disso, o ponto
fundamental é o mesmo do varejo tradicional: tem que comprar bem para vender
bem.
3. A taxa de resposta (gente que acessa o site e
realiza compra) é muito baixa - geralmente menos de 1%. Por isso, torna-se
necessário muito investimento em marketing.
4. O foco das empresas deve ser a valorização da marca,
para que seja reconhecida, lembrada e desejada.
5. Na questão da valorização da marca, ainda devem
crescer os market places (que são como shoppings virtuais, divulgados por uma
marca reconhecida).
6. Com o crescimento dos market places, a tendência é
que eles passem a cobrar não só comissão, mas também um valor para destacar anúncios
- ou seja, quem não tiver uma boa estratégia vai acabar pagando pra vender.
7. O market place deve ser considerado como um ponto de
venda, mas não único. É importante que a loja tenha site próprio, para que o
consumidor possa conhecer e ter maior confiabilidade.
8. Embora o crescimento projetado para venda online
seja grande, isso não significa o fim da loja física. O que vem acontecendo é a
integração entre loja online e física, inclusive com regionalização das vendas
(por causa do custo do frete, atendimento, burocracia fiscal etc.). O objetivo
é que o cliente tenha contato com a marca em vários canais.
9. Algumas lojas trabalham com integração onde o
consumidor pode optar em comprar pela internet e retirar o produto pessoalmente
na loja.
10. As grandes lojas também estão trabalhando, cada vez
mais, com vendas personalizadas. Por exemplo, conforme o perfil do cliente, o
site muda (cores, produtos, preços e ofertas etc.).
11. Uma questão crítica diz respeito ao prazo de
entrega. É comum o cliente entrar em contato questionando a respeito antes do
prazo terminar. Por isso as lojas costumam fazer entrega em prazo menor do que
anunciam.
12. Outra questão relevante diz respeito a assistência
técnica e troca de produtos (pedidos despachados errados, por exemplo). O que
normalmente as empresas fazem é mandar um produto novo e nem recolher o outro,
pois o custo do frete é alto.
13. Um ponto que muitas lojas online estão
negligenciando diz respeito às informações sobre produtos - quanto mais
informações, fotos, vídeos etc., melhor.
14. Outro ponto que carece de melhoria diz respeito à
apresentação das lojas quando acessadas pelo celular. Isso é algo que ainda
está sendo melhorado, a ideia é ter programa específico para desenvolver loja
para apresentação na tela dos celulares.